
Por volta do século XVIII, na Inglaterra, iniciou-se uma das mais importantes revolução de todos os tempos. Uma revolução que trouxe muitos benefícios para o mundo e que se não tivesse acontecido provavelmente nossa vida seria muito mais complicada, sem o nosso atual “conforto” e tediosa. Essa revolução foi a Revolução Industrial, que de uma forma simples pode ser dita como a introdução da máquina na produção.
A revolução foi uma grande aliada de toda a tecnologia que temos hoje e também de alguns problemas, como exemplo, o Aquecimento Global. Um grande fato que a revolução trouxe também foi a introdução do sistema Capitalista como sistema econômico vigente.
Antes da revolução industrial, a produção era artesanal, ou seja, o homem era mais que necessário para a fabricação de instrumentos e na maioria das vezes trabalhavam para si mesmo. Com a introdução das máquinas a produção artesanal foi ficando para trás e o homem já não era mais tão necessário, pois as máquinas executavam os trabalhos e o homem passou a ser subordinado de alguém, ou melhor dizendo, ganhou um patrão, dessa forma eles perderam a posse da matéria prima e do lucro no final da montagem dos produtos.
A revolução também foi um dos principais motivos do forte êxodo rural da época. As pessoas não estavam ganhando tão bem no campo, pois a era agrícola ficou fraca, e assim as pessoas iam para a cidade em busca de condições de vida melhores, mas isso nem sempre acontecia e trazia vários problemas.
Que a revolução industrial foi um grande acontecimento no nosso mundo, isso não podemos negar, mas fica a pergunta: e o mundo evoluiu? Com certeza sim, mas procure ver alguns dos problemas daquela época, que surgiram junto com a Revolução e veja se eles ainda existem hoje. Se a resposta for sim, devemos repensar a nossa resposta quanto à pergunta feita. Sim somos a favor da evolução, mas de uma evolução completa, que consiga acabar com os problemas já existentes há tanto tempo.
Autores: Grazielle, Guilherme, Marina e Mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário